Técnicas de Secretariado - Organização de eventos

Trabalhos orientados pela professora Domitila Cardoso no âmbito do módulo 20 “Organização de Eventos”, em articulação com o Centro de Formação Almadaforma, para o Seminário "Projetos de Vida Inclusivos - Parcerias e Respostas".

 

Folheto (Cristiana e Geissamara) - Escolhido para o Evento

Folheto (Sara e Bruno) 

Folheto  (Verónica e Débora)

Folheto  (Ana e Jéssica)

 

Cartaz  (Cristiana e Geissamara) - Escolhido para o Evento

Cartaz (Ana e Jéssica)

Cartaz  (Débora e Verónica)

Cartaz (Sara e Bruno) 

 

Site (Cristiana e Geissamara) - Escolhido para o Evento

Site (Débora e Verónica)

Site (Ana e Jéssica)

Site (Sara e Bruno)

 

Certificado  (Cristiana e Geissamara) - Escolhido para o Evento

Certificado  (Ana e Jéssica)

Certificado  (Débora e Verónica)

Certificado  (Sara e Bruno)

  •  

Alemão - Meio ambiente

Trabalhos orientados pela professora Helena Pedroso e elaborados em conjunto pelas alunas Ana Duarte, Cristiana Silva, Débora Pinto e Geissamara Gomes, no âmbito da disciplina de Alemão - Módulo 6 – “Consumo e Proteção Ambiental”.

Este módulo teve como objetivo consciencializar os alunos para as problemáticas do meio ambiente (hábitos de consumo, poluição, medidas de protecção ambiental, movimentos de protecção da natureza) e desenvolver o seu sentido de responsabilidade e capacidade de intervenção. Face à especificidade do vocabulário, surgiu a ideia de elaborar uma espécie de Léxico Ambiental com imagens, acompanhadas de pequenos textos ou legendas, bem como “posters” criados no Wordle

 

Alemão - Vida profissional 

Textos elaborados pela aluna Débora Pinto, no âmbito da disciplina de Alemão - Módulo 5 – “Vida Profissional: Expectativas e Projetos ”. O primeiro subordina-se ao tópico O que gostarias de ser no futuro? e o segundo trata-se da simulação de uma Conversa Telefónica.  Ambos visam levar os alunos a reflectir acerca dos percursos profissionais futuros. Trabalhos orientados pela professora Helena Pedroso.

Alemão - Vida em Família  

Trabalhos orientados pela professora Helena Pedroso, realizados no âmbito da disciplina de Alemão - Módulo 3 – “Vida Familiar Hoje: Rotinas e Estilos de Vida ”, elaborados pelas alunas Ana Duarte e Débora Pinto.

Os domínios de referência relativos à vida familiar incidiram sobre dois tópicos distintos: a descrição da casa – tipo e divisões principais e as relações entre pais e filhos. Esta última temática constituiu o espaço ideal para o desenvolvimento não apenas da competência escrita mas também da competência oral, através de dramatizações curtas sobre situações entre pais e filhos, das quais se apresentam aqui alguns excertos.

 

Alemão - A Vida escolar, Os Amigos e a Internet 

Trabalhos orientados pela professora Helena Pedroso, realizados no âmbito da disciplina de Alemão - Módulo 2 – “Vida Social: Relações Interpessoais e Atividades Conjuntas” e Módulo 4 – “A Internet como meio privilegiado de Informação e Comunicação”, elaborado pelas alunas Débora Pinto e Cristiana Silva.

Constituindo a escola um local de encontro entre jovens e sendo a vida escolar um pilar fundamental no desenvolvimento dos jovens, o trabalho aqui apresentado explora vários itens relacionados com a mesma (descrição da escola, material escolar, horário/disciplinas, rotinas) .

Paralelamente e dada a relação de proximidade entre os jovens e a Internet, optou-se por juntar as temáticas e dar uma perspectiva das vivências juvenis e do papel que as novas tecnologias representam no mundo globalizante. As relações interpessoais entre jovens, a apropriação de terminologia específica e a consciencialização dos pros e contras da Internet foram alguns dos aspectos abordados.

 

Alemão - Identificação pessoal

Trabalhos elaborados pelas alunas Ana Duarte, Cristiana Silva, Débora Pinto e Geissamara Gomes, orientados pela professora Helena Pedroso, no âmbito da disciplina de Alemão - Módulo 1 – “O Eu, o meu Mundo e as minhas Línguas”.

Neste módulo, correspondente à fase inicial de aprendizagem da língua alemã, as alunas tiveram a oportunidade de identificar-se, apresentando dados pessoais (incluindo características físicas e psicológicas, gostos pessoais, interesses e preferências).

A ocupação dos tempos livres, nomeadamente os passatempos preferidos dos jovens foram subtópicos inicialmente abordados no módulo um e posteriormente desenvolvidos no módulo dois. 

 

Francês - Autour d'un projet

Trabalhos orientados pela professora Bárbara Nabais e realizados no âmbito da disciplina de Francês - módulo 9

O trabalho a realizar no decorrer deste módulo constituirá um projeto individual e coletivo, a desenvolver através de uma metodologia de trabalho cooperativo. Este projeto, negociado com os alunos, visará a criação de inventos na(s) área (s) específica(s) selecionada(s). Estes inventos poderão ser concretos e efetivamente realizáveis ou situar-se no mundo do imaginário (…)” 

Para ver os trabalhos dos alunos: Bruno Costa, Jéssica Gois, Sara Lopes e Verónica Monteiro clique aqui.

 

Técnicas de Secretariado - Arquivo

Trabalhos orientados pela professora Cristina Santos e realizados no âmbito do módulo 15, da disciplina de Técnicas de Secretariado e que estão publicados no ISSU em formato PDF:

 

Técnicas de Secretariado - O Circuito da Documentação

Trabalhos orientados pela professora Cristina Santos e realizados no âmbito do módulo 14, da disciplina de Técnicas de Secretariado e que estão publicados no ISSU em formato PDF:

 

Inglês - Carta de Reclamação

Trabalhos orientados pela professora Maria do Céu Santos e realizados no âmbito da disciplina de Inglês - Módulo 7 – “Young People and Consumer”, publicado no ISSU, em formato PDF:

 

Técnicas de Secretariado - A Correspondência Administrativa

Trabalhos orientados pela professora Domitila Cardoso e realizados no âmbito do módulo 13, da disciplina de Técnicas de Secretariado, publicados no ISSU, em formato PDF:

 

Área de Integração - O Desenvolvimento e os Desequilíbrios Regionais

Trabalho de grupo sobre Crescimento e Desenvolvimento, orientado pelo professor Miguel Almeida e realizado no âmbito da disciplina de Área de Integração, pelas alunas: Débora Pinto e Verónica Monteiro.

Para aceder ao trabalho publicado no ISSU, em formato PDF clique aqui.

 

Psicologia - Os Grupos

Apresentação sobre "Os Grupos" realizada no âmbito do módulo 4 da disciplina de Psicologia, orientado pela professora Teresa Rodrigues e elaborada pelas alunas Ana Duarte e Débora Pinto.

Para visualizar a apresentação clique aqui

 

Técnicas de Secretariado - A Comunicação Comercial

Trabalho sobre "Comunicação Comercial", orientado pela professora Domitila Cardoso e realizado no âmbito da disciplina de Técnicas de Secretariado, relativo ao módulo 12, elaborado pelas alunas Débora Pinto e Verónica Monteiro.

Para aceder ao trabalho publicado no ISSU, em formato PDF, clique aqui.

 

Técnicas de Secretariado - A Comunicação e a Informação

Imagem da aluna Andreia Vicente, criada no "Wordle"

Trabalho sobre "Tipos de Comunicação", orientado pela professora Domitila Cardoso e realizado no âmbito da disciplina de Técnicas de Secretariado, relativo ao módulo 10, elaborado pelas alunas Ana Duarte, Débora Pinto e Verónica Monteiro.

Para aceder ao trabalho publicado no ISSU, em formato PDF, clique aqui .

 

Técnicas de Secretariado - Organização do Trabalho

Trabalho sobre a Agenda do Profissional de Secretariado, orientado pela professora Cândida Loureiro e realizado no âmbito da disciplina de Técnicas de Secretariado, relativo ao módulo 2, elaborado pela aluna Verónica Monteiro.

Para aceder à apresentação em formato PDF clique aqui.

 

Área de Integração - Identidade Regional

Trabalho de grupo sobre Identidade Regional, orientado pelo professor Paulo Paiva e realizado no âmbito da disciplina de Área de Integração, referente ao módulo 1, realizado pelas alunas: Débora Pinto, Verónica Monteiro, Sara Lopes, Sandra Lourenço e Patrícia Abreu.

Para visualizar a apresentação clique aqui.

 

Português - Leitura de imagem

A professora Fernanda Barroso apresentou a seguinte proposta - após ter percorrido a exposição do pintor Rogério Ribeiro, faça a leitura de um quadro da sua preferência, considerando, entre outros aspetos que lhe mereçam destaque:


• o título
• descrição pormenorizada, referindo:
    ─ a composição (elementos, disposição);
   ─  as figuras
    ─ a luz e a cor
• sentimentos/emoções despertadas.

A tapeçaria “O Tapete do Pintor II” diz muito do ofício do seu autor, o pintor Rogério Ribeiro, pois representa todos os objetos necessários à pintura: pincéis, tintas, paletas, papéis, réguas, uma faca e trinchas.
O quadro tem uma boa luz e uma cor quente, o vermelho.
Na minha opinião, o autor desenhou algo que faz parte da sua vida, a pintura.

Rogério Ribeiro, O Tapete do Pintor II (2000)

Fonte da imagem: https://www.mtportalegre.pt/media/images/catalog/rogerio_ribeiro_tapeted_pintor_.jpg

Cristiana Silva

 

Português - Criação de um conto

O módulo 4 teve o seu término com a criação de um conto inspirado num quadro, de um conjunto mais alargado de obras pictóricas de vários artistas que a professora Fernanda Barroso disponibilizou aos alunos.

A primeira fase do trabalho consistia na redação de um conto. Na segunda fase, os contos eram lidos por outros colegas, que davam a sua opinião numa simulação de contracapa do livro de contos.

Para aceder ao ficheiro do conto "A Saudade de Maria", em formato PDF,  clique aqui .

 

 Português - Descrição de um objeto

A partir da leitura e análise do conto "Inundações", de Mia Couto, a professora Fernanda Barroso propôs aos alunos que reescrevessem dois momentos distintos do conto, fazendo a descrição de dois objetos num contexto novo e positivo.


Descrição de um Objeto

1º Momento:

"(…) Mas os papéis estavam brancos, toda a tinta se desbotara.” Minha mãe, inconsolada, lamentava-se: “Olhem para este relógio de ouro, brilhava como a luz do sol, dava luz na escuridão … Agora parou, os ponteiros já não se movem e os seus tons brilhantes tornaram-se cinza.

2º Momento:

“Eu não tinha olhar para tanta pestana. Ali se enfunavam os vestidos cheios de formas e cores”, até o relógio, cinzento como um céu numa noite de chuva, brilhava como se fora o primeiro dia da sua existência.

Cristiana Silva e Jéssica Góis

 

Português - Reconto

O reconto foi uma das tarefas propostas aos alunos pela professora Fernanda Barroso durante a aprendizagem da Narrativa. O trabalho constou da leitura de três excertos de três contos de Mia Couto e posterior identificação dos títulos correspondentes. De seguida os alunos fizeram o reconto oral e só depois se passou ao registo do reconto escrito. O texto que se segue foi um dos trabalhos recolhidos pela professora:


Reconto a partir de um trecho do conto de Mia Couto “A infinita Fiandeira

Era uma vez uma família de aranhas em que a mais nova, a filha, não era igual às outras, ela tecia teias, mas não por instinto, e sim por arte. Assustados, a mãe e o pai, pensando que aquilo era tudo porque ela não tinha namorado e porque era virgem, resolveram marcar um encontro entre ela e uma aranha macho. Ela apaixonou-se e decidiu mostrar a sua arte ao namorado, mas, um dia mais tarde, como nada se passou foi ao deus das aranhas pedir para ser transformada em mulher humana e o seu desejo foi-lhe concedido. Na sua condição humana, perguntaram-lhe o que ela fazia e ela disse que fazia Arte. Mas não sabiam o que era arte, porque havia muito tempo que quem fazia isso tinha sido transformado em animal, talvez aranhas, não tinham a certeza.

Sara Lopes

 

 Português - Diário Gráfico

A primeira tarefa proposta pela professora Fernanda Barroso e realizada pelos alunos na disciplina de Português - Módulo 1, como trabalho não presencial, foi a escrita de um Diário Gráfico ao longo de uma semana. O diário da Verónica destaca-se pela sinceridade e arranjo gráfico.

Para aceder ao ficheiro deste "Diário Gráfico", em formato PDF, clique aqui.